FEVEREIRO GUERREIRO

Estamos a iniciar Fevereiro e é tempo de voltar a entrar nos eixos. O mês de Janeiro foi de mudança: o início do blog e adaptação que isso exigiu. Incluir na minha rotina de trabalho outro “trabalho” tem exigido bastante de mim, principalmente a nível mental.

A exigência que fiz a mim mesmo de publicar coisas novas quase diariamente exige um nível de criatividade e de pensamento a que não estava habituado. Portanto parece-me uma boa altura para atacar a minha realidade com mais um desafio. Um desafio que me ajude a lidar com todas os objectivos a que me propus.

Momento Actual

Eu trabalho para mim (produzo t-shirts personalizadas que vendo a partir da minha loja online a particulares e empresas) e, por essa razão, tenho bastante flexibilidade (e instabilidade) horaria no meu trabalho. Este facto proporciona-me uma bela dose de indisciplina pela manhã. – Uma coisa é ser obrigatório levantares-te para ir para o trabalho, outra coisa é ser possível fazer o trabalho sempre um bocadinho mais tarde. – É um facto que não me deixa feliz porque sei que há espaço para melhorar, que há espaço para crescer.

Estou a falar de mim, porém, pela minha experiência, todos temos uma certa dose de indisciplina que gostaríamos de dominar. Esse tipo de disciplina que nos permitiria aproveitar mais o dia, sem ter aquela necessidade fisiológica de Netflix ou do jogo da bola do Rio Ave x Boavista, porque não há nada melhor para ver, ou outra qualquer coisa inútil que nos apanhamos a fazer inconscientemente.

Todos queremos utilizar esse tempo morto em alguma coisa útil: a ler um livro, a aprender um instrumento, a trabalhar num qualquer projecto em part-time, etc. De certeza que já pensaste nisso, de certeza que já tens o plano, MAS simplesmente esse tempo foge-te, é mais forte que tu.

É uma verdade, é mais forte que tu. Essa coisa inútil que fazes sem pensar é um hábito e, realmente, é mais forte que a tua vontade consciente e momentânea.

Então como combater esses hábitos inúteis, Valter?

Se eu soubesse uma solução clara e infalível, caro leitor, não teria este problema… E eu tenho-o numa escala assinalável. Digamos que me considero, em termos de gravidade, um 5 na escala de vontade de dispêndio inútil de tempo (inventei agora), em que o 1 é a pessoa mais disciplinada do mundo e o 10 é a pessoa com o dia-a-dia mais inútil e sem objectivos que possam imaginar.

A minha crença é que há pessoas que nascem com uma maior capacidade natural de concentração e disciplina, assim como há pessoas com uma maior capacidade musical, artística, desportiva, e por aí fora. No entanto, também acredito que uma pessoa que trabalhe uma determinada capacidade treinável, seja ela qual for, conseguirá melhores RESULTADOS que a pessoa que nasceu com a capacidade mas não a utiliza. A minha hipótese de solução deste meu problema de indisciplina passa pelo seguinte princípio: quando se quer ser melhor em algo a única coisa a fazer é TREINAR esse algo.

ESTRATÉGIA: DESENVOLVER UM DESAFIO PARA CRIAR NOVOS HÁBITOS NO MEU CÉREBRO

Objectivos:

Treinar a minha capacidade de disciplina;

Desenvolver actividades que me FORCEM a ser disciplinado de forma consistente. Assim como um treino físico para melhorar a capacidade física, por à prova o meu dia-a-dia com “exercícios” de disciplina.

Criar novos hábitos que forcem os hábitos existentes para fora do dia;

O dia só tem 24h. Se tivermos mais bons hábitos sobrará imediatamente menos tempo para os maus hábitos. E um hábito verdadeiro é quase inconsciente, o que significa uma mudança com carácter permanente.

– Atacar a manhã

É na manhã que quero fazer mudanças. As minhas manhãs são inconsistentes, tanto me levanto às 6h como às 11h. E obviamente, quando me levanto mais cedo o dia corre muito melhor.

– Corpo são, mente sã. Mente sã, corpo são.

Incluir na minha rotina tarefas desafiadoras que, ao mesmo tempo que aumentam a minha disciplina, melhorem a minha capacidade física e mental.  

DESAFIO FEVEREIRO GUERREIRO

Durante TODOS OS DIAS de Fevereiro:

Acordar às 5h.

Esta é a tarefa que vai ser mais problemática. O deitar tarde está enraizado em mim, desde que me lembro que me tenho deitado tarde (depois ou muito depois das 00h). Como é obvio para levantar cedo é necessário dormir cedo. Estou a apontar para as 22h.

Já estou preparado para ter algumas dificuldades em adormecer, por isso tenho alguns livros para ler (é algo que me ajuda a acalmar).

Correr 10 kms / Andar 15 kms

Eu aprecio bastante correr ou andar, é como um momento de meditação para mim. Há algum tempo atrás costumava correr regularmente mas ultimamente tenho andado a falhar, somente por indisciplina. É TEMPO DE POR FIM A ISSO. Porquê 10 Kms? Porque é uma distancia que, na minha capacidade física actual, não é fácil, portanto, exige disciplina para a atingir consecutivamente. Tenho a opção de andar 15kms para os dias em que o cansaço muscular não permita correr.

Sem açúcar

Está comprovado que o açúcar é algo extremamente prejudicial à saúde. Aliás, quase tudo o que causa dependência é MALÉFICO! Assim sendo, apesar de já andar a declarar guerra ao açúcar há algum tempo, este mês vai ser corte total.

30 min Meditação

Decidi incluir uma meditação mais demorada. É algo que faço regularmente mas não durante tanto tempo, nem é algo que faça consistentemente. Como é uma actividade que gosto e que quero tornar numa disciplina do meu dia faz sentido entrar neste desafio.

Atingir um objectivo importante (relacionado com o trabalho).

Tenho dois:

  • Aqui no blog quero escrever uma série de 10 artigos sobre o meu Caminho de Santiago.
  • No meu negócio vou trabalhar para lançar e implementar um serviço mais direccionado para vendas a empresas e associações. Objectivo principal: lançar o site e obter o primeiro cliente.

LET’S DO IT!!

Apesar de não ser a primeira vez que tento algo deste género, é a primeira que desenvolvo o meu próprio desafio e o partilho com o mundo.

Há algum tempo atrás, tentei duas vezes um desafio popular na internet, o “30 days of discipline” que é bem mais duro que o meu, e não consegui terminar nenhuma delas com sucesso. Só a titulo de exemplo inclui banhos de água fria todos os dias e só responder a perguntas com respostas afirmativas ou negativas, sem talvez, não sei bem, etc. É um desafio numa onda militar, e mais dirigido a homens.

Eu não consegui (tentei sempre no Inverno e os banhos matavam-me), mas achei interessante a perspectiva dele sobre hábitos e disciplina. Vou voltar a tentar um dia, porque não gosto de deixar assuntos inacabados, mas não no Inverno. Se tiverem interesse em tentar deixo o link. Se quiserem comprar o programa comprem a partir do meu link para eu ganhar uma comissão.

Pessoalmente acho que vale o preço. E, se conseguirem cumprir o programa à risca, dou-vos os meus parabéns. Contem-me depois nos comentários.

Click here to view more details

Neste momento que estou a escrever são 5h.30m do dia 1. Está a chover lá fora e já estou a antecipar uma molha para mais logo, quando for correr. Ou seja, a previsão é de um mês interessante e de mais mudança. Desejo-vos o mesmo. Caso sejam meio-malucos como eu, acompanhem-me no desafio. O então tirem ideias e construam o vosso FEVEREIRO GUERREIRO. Desafiem-se e contem-me como está a correr!

Com amizade,

Valter,

Uma Avestruz Voadora

Written by Valter